terça-feira, 8 de julho de 2008

Do outro lado











Ayten e Charlotte



"the edgem of heaven", o título em ingês também faz jus ao filme. Lindas cenas
em Istambul, lindas personagens.. quero beber o que eles bebem neste filme!
"Do outro lado" me fez pensar nas coisas que não vivemos, no que queremos viver... se uma pessoa quiser companhia, ainda que tenha que pagar, isto não torna o fato menos nobre.. é um jeito de aplacar a solidão.
Se os encontros "dão errado", sempre há um outro lado, algo que aprendemos, algo que faz a experiência valer a pena, que transforma... há sempre um outro lado de tudo.. nada mais propício...
O filme não é óbvio mas muito tocante. Recomendo.

----------
O jovem Nejat não aprova o relacionamento de seu pai viúvo com a prostituta Yeter. Mas ele acaba simpatizando com ela ao descobrir que Yeter envia dinheiro para a Turquia, a fim de pagar os estudos universitários da filha. A morte súbita de Yeter distancia pai e filho. Nejat viaja então a Istambul para procurar por Ayten, a filha de Yeter. Mas a jovem, uma ativista política, fugiu da polícia turca e está agora na Alemanha. Ela se torna amiga de Lotte, que a acolhe em casa, a contragosto de sua conservadora mãe. Quando Ayten é presa e seu pedido de asilo negado, acaba sendo deportada. Lotte viaja à Turquia, onde se envolve com a situação aparentemente sem esperanças da amiga. O filme ganhou o prêmio de melhor roteiro no festival de Cannes 2007.
(comentário do site da Mostra Internacional de Cinema de SP)

Nenhum comentário: