quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

maneiras de guerrear - Israel e Rússia, dois estilos

Hoje cedo, ouvindo o noticiário, meu sangue esquentou... eu nem tô muito a par do assunto porque me embrulha o estômago e me cansa a mesma situação repetida outra vez...
Vi uma cena em que os bombeiros lavavam as ruas de sangue na Faixa de Gaza.
penso que chega um ponto em que não interessa se Hamas fez ou não fez... esta não é uma briga de gigantes, pelo contrário! esta guerra está desigual e ela não tem limitado as ações dos palestinos
não vou comentar o que todo o mundo, literalmente, tá comentando...
mas o que eu achei da hora, legítimo mesmo, foi um grupo neozelandês pedir que uma tenista israelense não participasse de um torneio na nova zelandia.. eu tenho cá comigo, que estes neozelandezes são uns caras pra lá de chapados e, pra mim, eles estão certos...
Se, no plano da política, nenhum país se posiciona, tipo criar um embargo contra Israel, no plano civil a gente pode demonstrar que não apoiamos esta atitude do país..
mas uns podem dizer: "a tenista não tem nada com isto", ela respondeu que não tem nada a ver com as decisões políticas do país dela.
Se isto é verdade, tem algo errado na ordem mundial... comemorou-se aos quatro ventos a eleição de Barak Obama e, um dos fatores que levou muito estadunidense pras urnas, era dar o recado pro mundo, de que eles não apoiavam as decisões de Bush, que levou o país pra uma crise imensa...
Acho que temos, sim.. como civis, demonstrar, sem violência, que não apoiamos esta guerra desigual, esta demostração de força israelense...
mas eu não deixo de ser quem sou... e a incoerência me acompanha...
o que os russos estão fazendo com a Ucrânia, não me incomoda... precisa entender que raios é esta relação Rússia-Ucrânia pra sacar o que estes russos estão aprontando...
os caras são loucas em último grau... mas, o que achei genial na coisa toda, foi a pressão criada em cima da Ucrânia - nem estou entrando nos méritos da justiça da coisa.. mas os russos, que até outro dia manjavam tanto de capitalismo como entendem de feijoada, estão jogando muito bem as regras deste talzinho... uma pressão econômica, sem ruas lavadas em sangue, só com gente congelando de frio, é verdade.. hehehehe
mas foram no ponto.. uma necessidade humana: calor + um recurso natural: gás = pressão política nos ucranianos.
achei da hora...
assumo, correndo o risco de tomar as porradas.
é o jeito dos russos mostrarem que não estão pra brincadeira e, quem diz que eles perderam a guerra fria, estão vendo que pra perdedores eles estão saindo uns acumuladores de mão cheia...
cá comigo, que ando displicente com o noticiário político, acho que o Evo Morales tentou alguma coisa neste gênero, né? usar recurso natural pra fazer pressão...
não sei porquê, mas eu gosto deste jeito de guerrear...
mas volto a dizer: demonstremos aos israelenses que eles têm que se mexer e parar de apoiar estas ofensivas militares que não tem resolvido a questão. As ruas lavadas de sangue não são em Tel-Aviv.

Nenhum comentário: