sábado, 8 de novembro de 2008

Brasil - Brasis

" Nós brasileiros, herdamos um pedaço grande, bonito, do planeta. Em tamanho somamos vinte e cinco Alemanhas - as duas - em população, somos o dobro - outra vez as duas, que para mim são uma. Beleza não se discute. Quem duvidar
que venha ver esses encantos de meu país troical, de incomensuráveis florestas e campos, mares e rios. Superlativamente belo. Melhor, porém, é este meu povo,
mestiçado de todas as raças, bonito e alegre, como não há outro. Duvida? Venha nadar na praia de Ipanema onde a gurizada bem nutirda se doutra ao sol o ano inteiro. Depois, espiche um pouco para ver meu povão dançando o Carnaval no Sambódromo. Encherá seus olhos de tanta beleza que você jamais esquecerá. Não sei por que tanta alegria, se metade desse povo passa fome."


Primeiros parágrafos do texto "Brasil - Brasis" de Darcy Ribeiro, escrito em 1987).

"A dor que mais me dói é envelhecer temendo que os jovens de hoje tenham que repetir, amanhã, que o Brasil é um país que ainda não deu certo."

Último parágrafo do texto "Brasil - Brasis" de Darcy Ribeiro, escrito em 1987.
Darcy Ribeiro me leva às lágrimas...

fotografia de Cristina Zappa


Nenhum comentário: